6 de fevereiro de 2013

Especial volta às aulas: Organizando-se!


Oi galerinha! Muita gente se atrapalha na hora de se organizar nos estudos e nessa coisa toda! Montei umas dicas que eu irei começar a utilizar pra vocês. Sou muito desastrada, esquecida e desorganizada também, principalmente quando se trata de escola. Deixo em primeiro plano eu e meu corpo, em segundo o blog e redes sociais e por último estudos e meu quarto. Porém, sou bem estudiosa, ok? haha. Vamos as dicas:

1. CALENDÁRIO ALIADO


Personalize o seu calendário, mas tenha-o sempre em mãos. Deixe um espaço para anotações, eles serviram para você marcar os dias de prova, entrega de trabalhos, debates, apresentações, etc. Eu criava o meu uma vez e colocava acima da tela do computador e cada dia que passada ia anotando quando tinha algo pra marcar. É legal, e a gente não se perde com as datas, ainda mais se o calendário fica em locais aonde você passe a maior parte do tempo.

2.  AGENDA ESSENCIAL


Ter uma agenda é algo quase que essencial pra escola, faculdade e até mesmo no trabalho. Com ela, fica bem mais fácil de se organizar com todas as tarefas, as de casa, as data de provas, formulários para autorização, bilhetes, convites e por aí vai. Esse sim seria um acessório indispensável na sua bolsa ou mochila.

3. ORGANIZANDO O TEMPO


Pra começar não tente fazer tudo em um dia só, não se comprometa com milhões de atividades que não consigam ser concluídas. Você tem que ser capaz de cumprir, por isso é bom ir administrando seu tempo. Faça uma tabelinha de tempo e inclua as suas atividades de estudo e tarefas escolares. Reserve um momento para o estudo. Meia hora de estudo a cada dia, e na semana da prova com certeza isso terá te ajudado a memorizar melhor a matéria. Você absorve mais o conteúdo e não fica cansada. Não deixe para estudar para a prova em cima da hora. Há sérios riscos de ir mal. 

4. TECNOLOGIA MINHA BFF


Não pense que a internet é sua melhor amiga somente na hora de entrar em redes socias, use-a de forma inteligente. Desligue-se um pouco dos vícios virtuais e faça pesquisas sobre a matéria que você está estudando, isso com certeza ajuda muito! Para as apresentações de trabalhos pegue trechos da internet do tema que você vai falar e decore. Fica tudo mais fácil, afinal, a internet foi criada com tantas aspectos bom ou melhor, ótimos. Para que facilitasse a vida do ser humano, incluindo os estudos. Já pensou ter que pegar aquele milhões de livros sobre o assunto abordado na biblioteca da sua escola ou faculdade e passar horas ali procurando uma só resposta. Ainda bem que a tecnologia evoluiu hein. 

5. PAPÉIS COMPORTADOS


Informação é poder! Mas apenas se você tem acesso a ela quando precisa. Aqui está o problema: Quando você não sabe o que fazer com um pedaço de papel, como um texto ou boletim por exemplo, e não tem um lugar certo pra ser colocado, ele acaba se perdendo ou guardado de uma forma que dificulta muito que seja encontrado novamente. O segredo para ter controle sobre seus papeis pessoais ou de estudos é: Os importantes precisam ser guardados imediatamente e precisam de um lugar fixo. Assim você já vai saber onde eles vão estar! Minha dica é usar aquelas caixinhas fofas estampadas e ir guardando ou mesmo uma pasta com divisórias (é o que eu uso).

6. LISTA DE TAREFAS


Se você não tem a memória boa e mesmo que tenha é sempre bom ter uma lista das coisas que precisa fazer em mãos. Não confie somente em sua memória. Tome nota de tudo, mas de forma organizada. Isso ajuda e facilita a recuperação das informações importantes, além de manter sua cabeça “limpa” para se concentrar no estudo, nas aulas e nas coisas realmente importantes. Faça também uma lista principal com tudo que tem que cumprir e transfira aos poucos para sua lista de tarefas diárias, riscando o que já foi realizado. Garanto que seus dias vão ser super organizados.

7. ATRASO NEM PENSAR


Se estudar de manhã, acorde cedo o suficiente para se aprontar para a escola sem pressa. Coloque o despertador pra funcionar, assim além de ter tempo pra se arrumar bem você não vai se esquecer de nada por sair as pressas. Para ter certeza de que vai levantar, deixe o seu despertador do outro lado do quarto, assim você é obrigado a se levantar para desligá-lo. Eu faço isso! Uma dica que ajuda muito é criar o hábito de antes de dormir deixar sua roupa e material escola, preparados para o dia seguinte. Não saia para a escola no último minuto, leve em consideração o trânsito e outras circunstâncias que podem fazer você se atrasar bastante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja mais do que bem-vindo!

Não esqueça de voltar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...