4 de abril de 2013

Leio ou não?: Marina - Carlos Ruiz Zafón


Autor: Carlos Ruiz Záfon
Editora: SUMA de Letras
Gênero: Ficção - Mistério
Páginas: 189 páginas
Nota: ✰✰✰✰

"Marina" é mais um dos contos marcantes de Záfon, nessa história narrada em primeira pessoa pelo personagem Óscar Drai relembra 15 anos atrás em que vivenciara. Era um menino que vivia em um internato de Barcelona, o qual adorava buscar por novos mistérios e histórias. E foi em uma dessas buscas que conheceu Marina, após ter que devolver um relógio antigo roubado sem querer de uma casa velha horripilante e sem luz. Diversos segredos, mentiras e verdades se encontram nas páginas desse belo conto. Záfon prova mais uma vez que não precisa de inúmeras páginas para uma história ser emocionante e inesquecível. "Marina" nos envolve completamente e além de curto, o livro acaba num piscar de olhos, porque a cada capítulo lido só dá mais vontade de ler tudo de uma vez. É o tipo de livro que se começa e não consegue-se parar mais. A história de Óscar, Marina e Germán é envolvente e cheia de mistérios e terror. Gosto principalmente da parte onde encontram a estufa e o terror vira gênero principal, dali inicia-se a busca por uma história horripilante que Zafón como Óscar detalha muito bem. Após Marina e Óscar perseguirem a Dama de Negro, mesmo sem querer acabam entrando em uma história que não precisavam ter em sua vida, os jovens cheios de vontade de passar por novas aventuras, entram com tudo na terrível e dolorosa vida da Dama de Negro, descobrindo situações, pessoas, momentos e porquês que jamais imaginavam. O conto nos prende tão bem que nos imaginamos na história cada vez mais, a parte em que a história de Mijail Kolvenik se revela e começa a acontecer o terror, destaco como minha preferida. Se um dia resolverem ler algo rápido e inesquecível não deixem de ler Marina. Estou com a típica ressaca literária, impossível começar outro livro sem tirar essa emocionante história da cabeça.


Sinopse (via Saraiva):

Na Barcelona dos anos 1980, o menino Óscar Drai, um solitário aluno de internato, conhece Marina, uma jovem misteriosa que vive num casarão com o pai idoso. Em passeios pela cidade, os dois presenciam uma cena estranha num cemitério e se envolvem na resolução de um mistério que remonta aos anos 1940. Numa tentativa inútil de escapar da própria memória, Oscar abandona sua cidade. Acreditava que, colocando-se a uma distância segura, as vozes do passado se calariam. Quinze anos mais tarde, ele regressa à cidade para exorcizar seus fantasmas e enfrentar suas lembranças - a macabra aventura que marcou sua juventude, o terror e a loucura que cercaram a história de amor.

Trecho do Livro:



"Marina me disse um dia que a gente só se lembra do que nunca aconteceu. Ainda ia se passar uma eternidade antes que eu pudesse compreender essas palavras. Mas é melhor começar do início, que nesse caso é o final.


Em maio de 1980, desapareci do mundo por uma semana. No espaço de sete dias e sete noites, ninguém soube do meu paradeiro. Amigos, colegas, professores e até a polícia saíram em busca do fugitivo que alguns já acreditavam morto ou perdido por ruas mal-afamadas, mergulhado em alguma crise de amnésia.


Uma semana depois, um policial à paisana teve a impressão de conhecer aquele garoto; a descrição batia. O suspeito vagava pela estação de Francia como uma alma penada numa catedral de ferro e névoa. O policial me abordou com um ar de romance de terror. Perguntou se meu nome era Óscar Drai e se era o rapaz que havia sumido sem deixar rastros do internato onde estudava. Fiz que sim, sem abrir a boca. Lembro-me do reflexo da abóbada da estação nas lentes de seus óculos. "

5 comentários:

  1. parece ser muito bom!
    http://blogadolescentequalquer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. BOA TARDE - SIGO E PARTICIPO DE TODOS OS BLOG
    O seu blog é diversificado sucesso amei, se você puder der uma passadinha no meu blog, por favor retribui a inscrição. Agradeço a todos os blog pelos recados.
    CURTA E PARTICIPE DO SITE
    http://instagram.com/nequerenreis
    http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/pages/Batom-Vermelho/490453494347852?fref=ts

    ResponderExcluir
  3. Ver você fazendo todas essas resenhas, me faz lembrar que sou sedentária e não leio nada :/
    Beijinhos

    http://primasxavier.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. comecei a ler mais esse ano só! spoakspo

      Excluir

Seja mais do que bem-vindo!

Não esqueça de voltar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...