24 de junho de 2013

Leio ou não?: Sua Voz Dentro de Mim - Emma Forrest


Autor: Emma Forrest
Editora: Rocco
Gênero: Drama - Biografia 
Páginas: 191 páginas.
Nota: ✰✰✰✰✰

Confesso, nunca tive tal interesse em ler uma bibliografia, sendo ainda de alguém que nunca ouvi falar. Porém, Emma Forrest foi contra os meus conceitos em Sua Voz Dentro de Mim, de início o que chamou minha atenção foi o que seria relatado ao decorrer das páginas, logo depois a capa incrível brasileira e depois a história em si. No começo pensei que seria tão dramático, tão cheio de sofrimento e me enganei quase por completo. Tive o prazer de ganhá-lo de dia dos namorados do melhor namorado do mundo. O livro trás a história de Emma Forrest, uma jornalista e escritora que deixou a casa dos pais em Londres para morar em Nova York ainda jovem, com uma vida invejável já que estava prestes a publicar seu primeiro livro e tinha contato com o The Guardian. Só que não era bem assim em sua visão, Emma sofria de automutilação e bulimia e em seguida conflitos amorosos e afins. Emma se compara do início ao fim à uma pintura de Millais, Ofélia, uma suícida, achei super interessante esse fato. Depois de um tempo ela procura o dr. R, o então homem que mudou, salvou e a trouxe de volta para vida. Teve o relacionamento paciente x psiquiatra por um tempo e a cada melhora as consultas iam diminuindo até se manterem por ligações em longo prazo. Ela então descobre por um email que seu salvador morreu em uma luta de oito meses contra uma doença, porém, ela nunca soube antes. A história gira em torno da voz de dr. R a mantendo forte, das recaídas, da autodestruição, de seus momentos felizes, de pessoas que conheceu e de anotações que fazia. A história de Emma é relatada com um senso de humor inesperado, vemos o quanto na leitura ela encara com uma passagem infeliz que já foi superada, trazendo as bobagens, medos e dores que tinha com um senso engraçado. No início achei o livro complicado e lá na página 30 voltei ao começo novamente. Tem como ponto positivo também as indicações de músicas e meios do gênero, percebi que Emma gosta de Bob Dylan de mais, é o mais citado! Nesses trechos a vontade é de parar e procurar a música, o cantor e ouvir, são como trilhas sonoras de cada página. Mesmo com esse sentimento de dor e mais dor que a história nos passa, podemos enxergar a superação dela ao chegar no final. Ao decorrer de alguns capítulo aparecem cartas de pessoas que tiveram a vida salva pelo dr. R, o homem de enorme bom senso, o que faz com que conheçamos-o melhor e que enxergamos o quão grandioso era esse tal doutor. Com linguagem fácil o livro nos prende do início ao fim, juntamente com sua história completamente envolvente de dor, amor e felicidade. Outra curiosidade legal sobre o livro é que em 2013 o livro pode chegar ao cinemas no papel da protagonista Emma Watson e Stanley Tucci como Dr. R, não posso perder esse filme!



Sinopse (via Skoob)

Aos 22 anos, a jornalista, escritora e roteirista Emma Forrest parecia levar uma vida maravilhosa: havia deixado a casa dos pais em Londres, cidade onde foi criada, para morar em Nova York, tinha um contrato com o jornal The Guardian e estava prestes a publicar seu primeiro livro. Mas, por trás da aparência bem-sucedida, havia uma jovem com sérios problemas psiquiátricos, que se cortava com gilete, sofria de bulimia e era extremamente autodestrutiva. Em Sua voz dentro de mim, Emma apresenta suas memórias, sem medo de expor o lado mais escuro que guarda dentro de si. Apesar de toda a dor e do mergulho profundo na depressão e na autodestruição que permeiam o livro, Emma Forrest consegue explorar a beleza do amor e falar de superação ao longo das páginas. De quebra, ela ainda faz refletir sobre a relação que temos com nós mesmos.Em 2013, Sua voz dentro de mim deve chegar às telas do cinema, com a atriz Emma Watson no papel de Emma e o ator Stanley Tucci como o Dr. R.

Trecho do Livro:

Ao me aproximar da Tate, eu sabia o que viria. Eu via o cabelo ticiano de Ofélia, seu corpo branco flutuando pelo rio, as flores em volta dela. às vezes, quando eu entrava lá, ela estava morta. Em outras, ainda moribunda e podendo ser salva por alguém na margem que nunca vi na vida. Alguém que Millais desenhou e depois pintou por cima, deixando sob o pigmento, com a respiração baixinha para não ser visto - um homem que a deixava fazer o seu papel, mas não deixaria que se afogasse.

[...]

O aventureiro francês do século XIX, Pierre Loti, escreveu Aziyadé, falando de uma jovem do harém de Istambul por quem ele se apaixonou. Ele disse que havia encontrado sua alma gêmea. Os dois planejaram fugir do harém e viver juntos. E então, numa manhã, o navio dele partiu para casa, com ele dentro. Quando ele voltou, muitos anos depois, descobriu que Aziyadé tinha morrido de amor por ele. O livro não conta que ela se matou. Diz que ela morreu de amor. Suponho que ela parou de comer. Talvez seu coração tenha parado de bater por baixo do véu de pedras preciosas.
- Você é minha?
Sim.
- Você é minha?
Sim.
Você é minha?
Não.
- Não?
Não. Eu adorava ser sua. Mas agora eu sou minha, e é tudo o que sempre fui, no fim das contas.

[...]

O dr. R faz uma anotação no bloco.
- Perder vocês dois foi só um exercício de dor, não foi? Para minha mãe e meu pai...
Ele põe o dedo nos lábios, com o cotovelo no peito não devastado pelo câncer.
- Sim.
- E quando isso acontecer, não vai parecer nada.
Ele assente.
Quando acontecer -  ele me pergunta -, o que a fará aguentar?
- Os amigos que me amam.
- E se seus amigos não estiverem presentes?
- A música pelos fones de ouvido.
- E se a música parar?
- Um sermão do rabino Wolpe
- Se não houvesse religião?
- As montanhas e o céu.
- Se você saísse da Califórnia?
- Ruas numeradas para que eu continue andando.
- Se Nova York cair no mar?
Sua voz dentro de mim.

(Compre: Submarino | Saraiva)


2 comentários:

  1. Parece ser ótimo, vou comprar *------*

    Miiil beijos e sucesso sempre!
    http://gabriellanayra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nossa o tipo de leitura que me prende.. Adoraria lê-lo.

    Participe do sorteio que tá rolando no BLOG:
    http://www.angelpoubel.com/2013/06/nova-parceria-loja-cherry-bomb.html

    Curta:
    https://www.facebook.com/BLOGAngelPoubel?ref=hl

    Big beijo ;*
    www.angelpoubel.com

    ResponderExcluir

Seja mais do que bem-vindo!

Não esqueça de voltar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...