20 de julho de 2013

Leio ou não?: Veronika Decide Morrer - Paulo Coelho


Autor: Paulo Coelho
Editora: Sextante
Gênero:  Auto-ajuda - Romance
Páginas: 199 páginas.
Nota: ✰✰✰✰

Paulo Coelho é o autor brasileiro mais lido do mundo e também o mais criticado. Confesso que nunca havia lido alguma obra do autor, se por acaso li alguma frase também foi imperceptível. Porém, já ouvira falar há muito tempo e na maioria das vezes o lado ruim. Embora as críticas fossem altas uma de suas obras chamou minha atenção, Veronika Decide Morrer. Sem mais, nem menos resolvi adquiri-lá e então, começar sua leitura. No início, foi um pouco difícil pois a leitura não é tão instigante ao ponto de nos prendermos direto. Mas admito, a obra é muito boa. Nunca obtive a coragem de lhe criticar, mas a opinião alheia em torno de mim zunindo o ouvido sempre permaneceu em alta. Desconsidero-as, eu gostei de sua obra. E possivelmente lerei outras.  Não vou fugir mais do ponto principal; o livro é narrado em terceira pessoa, a não ser pelo fato de alguns pensamentos de Veronika, outros personagens e de Paulo Coelho em certos momentos ao decorrer das páginas. A história de Veronika subitamente se inicia no derradeiro desejo de morrer. A garota era linda, uma advogada renomada, jovem e tinha uma vida inteira pela frente mas da mesma forma decidiu morrer com o efeito de remédios jurando que já tinha vivido o suficiente. Ao acordar não se depara com o céu, nuvens ou anjos e sim, com as paredes e luzes foscas de Villete, um sanatório para doentes mentais. Lá ela encontra pessoas que passaram ou passam por diversos problemas, tanto sãs quanto doentes realmente. Apesar de pensar que sua tentativa de suicídio tenha sido um fracasso, Dr. Igor lhe informa o contrário. Ela realmente havia conseguido o que queria, a morte. Ou parte dela em poucos dias por conta de afetar seu coração com os remédios. O hospício inteiro, apesar de acostumados com mortes a todo momento, se choca com a história da linda moça que desperdiçou sua vida. Só que Veronika acordou, e apesar de querer viver sabia que seus dias estavam contados e faria com que cada um valesse a pena a partir dali. A história é bastante emocionante, um tanto clichê, mas emociona. Paulo Coelho soube incluir com êxito sua própria história no conto sobre Veronika, o que nos faz pensar no quão louco fora chegar aonde chegou hoje. Eu recomendo sua obra, é um autor nacional que merece, sim, o topo de onde chegou. Vale a pena. 


Sinopse (via Skoob):

A loucura é a incapacidade de comunicar-se. Entre a loucura e a normalidade, que no fundo são a mesma coisa, existe um estado intermediário: chama-se ?ser diferente?. E as pessoas estavam cada vez com mais medo de ?ser diferentes?. No Japão, depois de ter pensado muito sobre a estatística que acabara de ler, me veio a idéia de escrever um livro sobre a minha própria experiência. Escrevi Veronika decide morrer na terceira pessoa, usando meu ego feminino, porque sabia que a minha experiência de internação não era o que interessava ? mas sim os riscos de ser diferente, e o horror de ser igual.

Trecho do Livro:

O enfermeiro colocou a agulha no seu braço e injetou glicose. Como se tivesse sido puxado por um enorme braço, seu espírito saiu do teto da enfermaria, passou em alta velocidade por um túnel negro e retornou ao corpo.
- Olá Veronika.
A menina tinha um ar apavorado.
- Você está bem?
- Estou. Felizmente consegui escapar deste perigoso tratamento, mas isso não irá se repetir mais.
- Como você sabe? Aqui não respeitam ninguém.
Zedka sabia porque fora, em corpo astral, até o escritório do Dr. Igor.
- Eu sei, mas não tenho como explicar. Lembra-se da primeira pergunta que lhe fiz?
- O que é um louco?
- Exatamente. Desta vez vou lhe responder sem fábulas: a loucura é a incapacidade de comunicar suas ideias. Como se você estivesse num país estrangeiro, vendo tudo, entendendo o que se passa à sua volt, mas incapaz de se explicar e de ser ajudada, porque não entende a língua que flama ali.
- Todos nós já sentimos isso.
- Todos nós, de um jeito ou de outro, somos loucos.

Um comentário:

  1. super lindo o livro, vontade de ler ele.
    beijo

    giihflore.blogspot.com

    ResponderExcluir

Seja mais do que bem-vindo!

Não esqueça de voltar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...