13 de junho de 2015

Papo Sério: 10 coisas que eu aprendi com relacionamentos


Dizem que ter um relacionamento é como andar em cima de um muro onde de um lado há flores num jardim enorme e do outro um mar de crocodilos. Pois é, tem que saber andar na corda bamba para segurar a onda de viver com alguém diferente de nós mesmos. Eu aprendi muita coisa com relacionamentos e mesmo assim sei que não aprendi quase nada.  

1. Tem que haver respeito.
Sem respeito não há humanidade que seja direita. Para nos relacionarmos com alguém devemos respeitá-lo acima de tudo. É o mínimo para que uma convivência seja boa, com respeito tudo pode ir bem mais longe. Descobri que sem ele, o que era ótimo vira só bagunça e desentendimentos com palavrões e gritos. Então, antes de tudo respeite o próximo.

2. A amizade é essencial. 
Sem amizade, não há amor. Há paixão e somente ela. Para uma relação ir bem tem que ter a junção dessas duas coisas. Um amor sem aquela diversão descontraída da amizade não é uma relação completa. Por isso eu acredito que para ter um relacionamento bom é essencial, antes de tudo, ser melhor amigo da pessoa.

3. Ciúmes excessivo é coisa besta.
Pois é, eu sei que é complicado quando a gente gosta demais de alguém e parece que se alguém der um suspiro perto, a gente perde. Mas não é assim, se aquele alguém te escolheu para ficar do lado não vai te trocar pela primeira pessoa que passar na rua. É saudável ter um ciúmes rápido, aquele que no fim a gente dá risada dos beiços e braços cruzados. Exagero é sempre exagero, sem mais.

4. Devemos ter espaço.
Sim, não é porque alguém resolve firmar um relacionamento que é a todo custo seu e excluído do mundo. As pessoas precisam ter espaço, precisam encontrar seus amigos, ficar de pernas para o ar num domingo sem ninguém para ocupar o mesmo lugar, precisam respirar um ar diferente do normal. Se não as coisas viram monotonia e ninguém gosta de se sentir numa gaiola, nem os passarinhos.

5. Fugir da rotina.
Como dito acima além de espaço é preciso ser criativo para não ficar na mesmice. Se vocês vão no cinema toda quarta, porque não experimentam trocar o cinema por um show na sexta? Ou por um jantar caseiro no sábado? Tem tanta coisa diferente para fazer juntos e não ficar nessa de todo dia a mesma coisa. Enjoa, não é legal e acaba sempre desgastando um dos lados.

6. Saber ceder ao outro.
Que o ser humano é um ser difícil, isso é. Quando as coisas são para nós, tem que ser do nosso jeito e daí está tudo ótimo. Só que não. Quando se esta num relacionamento, tudo é a dois. E temos que saber interpretar esse quesito, saber ceder quando o outro quer algo também. É uma questão de saber se relacionar levando sempre o lado bom para cada um. Afinal, trocar uma salada por uma pizza de vez em quando não faz mal a ninguém? Certo? 

7. Entender e demonstrar sentimentos.
Quando estamos numa relação os sentimentos são a base de tudo. Saber demonstrá-los é primordial e saber entendê-los é a segunda fase. Se não demonstramos como nos sentimos ao outro, como é que ele vai saber o que se passa dentro desse coraçãozinho confuso? E estar do outro lado é a mesma coisa, demonstrando aprendemos a entender. E é essencial entender o que nossa metade da laranja também sente para que as coisas não se tornem complicadas e nada recíprocas.

8. Saber dividir.
Ok, eu sei que essa história vem desde quando éramos crianças e tínhamos que dividir os brinquedos ou o chocolate preferido. Mas as coisas vão sempre ficando mais sérias e chega ao tempo em que dividir uma casa é quase obstáculo para alguns. Mesmo sem querer aprendemos a dividir tudo quando nos relacionamos com alguém, a gente acaba dividindo a conta do restaurante, a cama e os edredons, o tempo no banheiro e até as mordidas num cupcake. 

9. Amor é amar os defeitos.
Sabemos que gostamos de alguém logo quando percebemos suas mil qualidades. Esse é o momento em que os olhos se cegam sozinhos e deixam a paixão ser motorista. Pois é, por isso muita gente acaba desistindo logo nos primeiros meses, aprendi que amor não é aceitar todas as qualidades, mas sim amar cada defeito também, Afinal, conviver com alguém que sabe cozinhar muito bem, faz carinho e tem os olhos mais lindos do que um céu estrelado é fácil. Quero ver conviver com quem deixa a tampa do vaso aberta, suja o chão e não limpa, fica nervoso do nada e ronca à noite... e aí?

10. Saber amar.
Depois de tanta coisa que aprendi e as poucas que listei achei justo dizer que a mais importante seria saber compreender o verbo do amor. Saber amar é o principal, é o que, na verdade, move tudo. Tem muita gente que diz amar mas não sabe o que é isso realmente. A gente aprende com o tempo, aprende com a saudade, com os "sinto sua falta", com as decepções, com os olhares e os silêncios, com as lágrimas e as esperanças. A gente aprende que amor e dor andam juntos e quando a gente aprende a amar, também aprende a suportar toda bagagem que vem junto porque sabe o quão lindo e único o amor pode ser. 

*** Meme indicado pelo grupo Rotaroots para o mês de Junho.

8 comentários:

  1. Adooooorei, 10 itens essenciais <3
    bjuxxx
    http://www.taayvargas.com/2015/06/inspire-se-sapatos.html

    ResponderExcluir
  2. Só li verdades! Dez mandamentos dos relacionamentos!

    http://www.lelouie.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Muitas verdades, estou em um relacionamento de 1 ano e 6 meses, e admito que já cometi muitos erros, tudo que esta escrito ai é totalmente verdade, o dificil é colocar na pratica, já que tudo tem que ser reciproco.
    Escritas de Verão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, às vezes é complicado colocar na prática com alguém que não tem as mesmas experiências com relacionamentos. Mas as coisas sempre vão se ajeitando e melhorando! ♥

      Excluir
  4. Adorei suas experiências, confesso que ainda sofro com o assunto "dividir" ainda =/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda sofro com algumas próprias experiências também, mas a gente sempre vai melhorando aos poucos. O importante é saber começar a lidar com elas. ♥

      Excluir

Seja mais do que bem-vindo!

Não esqueça de voltar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...