20 de julho de 2015

Leio ou não?: O Príncipe da Névoa - Carlos Ruiz Zafón

Autor: Carlos Ruiz Záfon
Editora: Suma de Letras
Gênero: Romance - Suspense
Páginas: 180 páginas.
Nota: ✰✰✰✰✰

Sempre que leio algo de Carlos Ruiz Zafón entro na típica ressaca literária. Não consigo me contentar com uma página ou alguns capítulos a partir do momento que começo uma leitura do autor, sua escrita é tão contagiante que do início ao fim me tira do mundo. Foi assim com o primeiro livro que li dele, Marina, e posteriormente com O Príncipe da Névoa. Digamos que pode ser pela forma como Zafón escreve, mas algo sempre trás a lembrança de suas outras obras. Sou suspeita para falar, já que é um dos meus autores preferidos e mais presentes na estante. O Príncipe da Névoa foi seu primeiro romance escrito, juntamente com As Luzes de Setembro e O Palácio da Meia-noite e como ele esperava do livro: é uma obra para ser lida aos 13, 23, ou 83 anos.
“O tempo, meu caro Max, não existe: é uma ilusão.”
Em 1943, com o terror da guerra pela Europa e o mundo, o relojoeiro Maximilian Carver resolve se mudar para uma pequena cidade litorânea levando consigo sua família para um ambiente um pouco melhor. Instalam-se então em uma casa à beira mar antiga e abandonada, logo ao chegarem já estão tendo que colocar a mão na massa e dar uma geral na residência. Irina, a irmã mais nova encontra um gato esquisito e novo membro para a família. Alícia, a mais velha e adolescente chata começa a ter pesadelos nada convenientes. E Max, o garoto de 13 anos descobre um jardim de estátuas estranhas nos fundos da casa, uma trupe de circo em pedra com um símbolo estranho como marcação. Mas não basta todas essas "novidades", a casa tem um passado infeliz, surge um novo amigo, Roland, um farol com um senhor cheio de mistérios, um palhaço macabro, acordos tão fortes que desafiam a lei da vida e um barco afundado nas proximidades do farol. É muito mistério para poucas páginas, fiquei com aquela cara de "Acabou aqui? Já?".
“E nada tem tanta força quanto uma promessa.”
O livro é super rápido de ler, as coisas que se imaginam durante o enredo raramente são as que vão acontecer e o autor consegue te prender do início ao fim em cada capítulo sempre com aquele gostinho de "quero mais". Zafón conseguiu ser um dos meus favoritos com Marina e me fez querer a coleção completa de obras dele depois de O Príncipe da Névoa. A linguagem é clara, jovial, bem escrita e o livro é incrível. Para quem gosta de um suspense com uma colher de chá de romance e uma pitada de criatividade, é uma boa pedida. Carlos Ruiz Zafón me conquista a cada nova obra. Vale a pena se aventurar por essa leitura (infelizmente) tão rápida.


Sinopse (via skoob)
A nova casa dos Carver é cercada por mistério. Ela ainda respira o espírito de Jacob, filho dos ex-proprietários, que se afogou. As estranhas circunstâncias de sua morte só começam a se esclarecer com o aparecimento de um personagem do mal - o Príncipe da Névoa, capaz de conceder qualquer desejo de uma pessoa, a um alto preço.


Trecho do livro
[...] Mas a idade faz você ver certas coisas e agora sei, por exemplo, que a vida de uma pessoa se divide basicamente em três períodos. No primeiro, ele nem pensa que vai envelhecer um dia, que o tempo passa ou que, desde o primeiro dia, quando nascemos, todos caminhamos para um mesmo fim. Passada a primeira juventude, começa o segundo período, no qual a pessoa se dá conta da fragilidade da própria vida, e aquilo que não passava de um simples desassossego vai crescendo dentro da gente como um mar de dúvidas ew incertezas que nos acompanham pelo resto de nossos dias. Por ultimo, no final da vida, começa o terceiro período, de aceitação da realidade e consequentemente, de resignação e espera. Ao longo da minha conheci muitas pessoas que ficaram presas em algum desses estágios e nunca conseguiram superá-los. É uma coisa terrível.[...]

(O Príncipe da Névoa - Carlos Ruiz Zafón, pag. 89)

2 comentários:

  1. Não conhecia esse autor, fiquei curiosa para ler, adoro livros assim rapidinhos :D

    Blog | Fanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro o autor! Se ler não vai se arrepender! ♥

      Excluir

Seja mais do que bem-vindo!

Não esqueça de voltar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...