17 de outubro de 2015

Leio ou não?: Morando Sozinha - Fran Guarnieri

Autor: Fran Guarnieri
Editora: Belas Letras
Gênero: Comportamento
Páginas: 260 páginas.
Nota: ✰✰✰✰

Morando Sozinha não é um livro de histórias fictícias ou reais, apesar de em grande parte do tempo a Fran Guarnieri contar seus relatos vividos, mesmo que não seja necessário explicar mas o livro é apenas a junção de dicas de uma garota que aprendeu com os obstáculos no caminho. E cá entre nós, a autora conseguiu explicar direitinho muitas das dúvidas que pairavam na minha mente sobre esse fato. Não foi por nada que me interessei na obra, estou pretendendo seguir as dicas e certamente sabendo do trabalho da Fran e do próprio blog com o mesmo nome do livro resolvi ver o que ela tinha preparado. Creio que para meninas (e até meninos, apesar de o livro ser mais redirecionado para garotas) e fãs da blogueira o livro chama bastante atenção.
"Então vou te contar um segredo que a essa altura já não é mais segredo: há coisas que a gente só aprende errando."
A Fran reúne toda sua doçura e delicadeza em cada página do livro, se você acha que só a capa é fofa e bonitinha, espera só para ver o resto. O trabalho da editora foi muito incrível e o livro é um amor só, dá vontade de só ficar olhando os detalhes. A Belas Letras caprichou de verdade. O livro trás consigo vários tipos de dicas e aprendizados que a blogueira teve em sua vida precoce morando sozinha, são ensinamentos úteis como a convivência com mais pessoas dividindo um apartamento, a reação dos pais em deixar o filhote de passarinho voar do ninho, como lidar com o dinheiro, o que realmente comprar para a casa nova no início, dicas super essenciais de organização, muitas listas e dicas de listas ou planilhas, a burocracia de imobiliárias e como lidar com tudo isso, enfim. O livro é bem completinho cumprindo a proposta que trouxe.
"O que você deve pensar é o que realmente você quer para sua vida, e se morar sozinha estiver nesse pacote, vá em frente."
Realmente foi muito útil para mim e obviamente marquei as páginas que me interessam mais para futuramente por em práticas as dicas da Fran. Quanto as listas que ela faz para tudo, me identifiquei bastante, já que sou a doida das listas também. Ah, além de dicas para moradia ela também meio que explica seu novo estilo de vida e como conciliou tudo, nos preparando para o que pode vir também. Só tenho dois pontos quase negativos sobre a obra: a inclusão de "no meu blog" em muitas partes do livro, eu deixaria no final somente, a pessoa já entendeu no início que se trata de uma obra que surgiu por via de um blog. E o fato de o livro ser só redirecionado à garotas na maior parte, afinal é todo feminino e quando se referia à gênero sempre havia um "meninas" ou "elas" no texto. Seria legal a editora lançar um "Morando Sozinho" pois garotos com as mesmas dúvidas iriam gostar de ter as dicas e um livrinho que ajuda bastante na prateleira também. 
Sinopse (via skoob):
"No dia em que eu saí de casa o meu pai me disse: 'Filha, você tem dinheiro?" Morar sozinha pode ser incrível. Mas para ter uma vida independente é preciso se planejar também. Em Morando Sozinha, a blogueira Fran Guarnieri ensina o passo a passo para ser feliz e não depender mais de ninguém, contando suas histórias engraçadas e inusitadas desde que decidiu sair de casa, aos dezoito anos. Saiba aqui como desde escolher o melhor lugar para morar até a como resolver problemas do cotidiano. Trocar o botijão de gás a cada século ou ir à padaria para comprar só um pãozinho pode ser divertido e inesquecível!
Trecho do livro:
    [...] 5 COISAS QUE NÃO PODEM FALTAR QUANDO VOCÊ MORA SOZINHA
    CAIXA DE REMÉDIOS
    Sempre tenha em casa uma caixa de remédios. Caso você nem saiba o que comprar, vá até um farmacêutico e pergunte quais são os remédios mais recomendados para se ter em casa.
    TELEFONES ÚTEIS
    Não só na agenda do seu celular, mas também deixe anotado em algum lugar telefones como os de emergência, os números da sua família e dos serviços que você mais utiliza, como entregador de água, eletricista, entregador de gás, etc.
    CHAVE RESERVA
    Deixe uma chave reserva com alguém de sua confiança. Essa atitude pode ser de grande ajuda se algum dia você perder a sua chave. E acredite, acontece.
    DINHEIRO EM CASA
    Sempre tenha uma quantia em dinheiro guardada em casa. Não na sua carteira, mas em algum lugar que você só lembre de usar quando for realmente necessário.
    CELULAR COM CRÉDITO
    Pode parecer engraçado, mas quando você mora sozinha é sempre bom ter alguns cuidados extras com você mesma. Por isso nunca deixe o seu celular sem crédito ou esqueça de pagar a conta, pois vai que um dia você precisa fazer uma ligação de emergência. [...]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja mais do que bem-vindo!

Não esqueça de voltar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...