27 de fevereiro de 2016

10 coisas que aprendi morando sozinha

Acho que no fundo todo mundo sonha em morar sozinho logo e ter um cantinho onde possa ser livre do que no momento esteja te aprisionando. Sou humana, também sonhava em morar sozinha por mil motivos e eis que, tive a oportunidade de experimentar essa sensação. Fui para São Paulo passar um mês e aprendi muita coisa morando sozinha por lá. Com o que aprendi resolvi fazer um post. Voilá?

1. O almoço não fica pronto de uma hora para outra.
Eis a primeira coisa, quando se mora com os pais, se chega do trabalho e em dois minutos a comida esta na mesa, era só se deliciar com as delícias que a mamãe sabe fazer e relaxar por quase 40 minutos até voltar a trabalhar. Agora, 40 minutos é pouquíssimo tempo para fazer um almoço decente.

2. Só há duas opções: aprender a cozinhar ou cozinhar sem saber.
Se não quiser viver de delivery ou buffet de restaurantes todos os dias, a outra única opção é cozinhar. Pois é, para quem vivia de miojo e coisas rápidas de microondas teve que se virar nos 30 e colocar em prática aquelas receitinhas que nunca foram úteis e eu já havia aprendido. Eu gosto de cozinhar, mas para quem não gosta é um saco ficar fazendo comida para uma pessoa só. 

3. Dá saudade de casa.
É inevitável, você diz tchau já querendo voltar. E quando está longe dos confortos da sua casa, das regalias da mamãe e até dos surtos do papai é nostálgico. Você quer mais da sua mãe lhe mandando arrumar a cama, não andar de pés descalços e todo o resto. Morar sozinha é sinonimo de saudade, fim de papo.

4. Lavar a louça assim que terminar de usar.
Se tem uma coisa que parece se multiplicar é a louça, você olha para a pia e tem um garfo, dois minutos depois tem um prato e uma faca do lado e daí um pouco mais tarde as louças resolveram marcar um ponto de encontro na pia da sua cozinha. Utensílios de cozinha se multiplicam na pia, por isso acabei aprendendo (não que já não soubesse) a lavar tudo o que eu usava e já guardar para não ter um acumulo desnecessário de serviço para fazer depois.

5. O silêncio da noite às vezes dá medo.
Uma situação ruim em morar sozinha: tudo é silencioso demais. Se você não faz barulho, ninguém faz. Por mais que as vezes possa ser relaxante dá um certo medo, um certo receio da solidão. É tudo muito quieto, muito parado, muito monótono. Não tem os gritos da sua mãe, do seu pai, do seu irmão, nem os latidos do seu cachorro e muito menos as conversas paralelas em cochichos. É só você e você, por isso o silêncio é horrível depois de um tempo. E o pior é quando começamos a ouvir barulhos de passos, estalos, portas rangendo e só uma dúvida: quem pode ser, se não sou eu? hahaha
6. Não é bom ficar sempre só.
Quando saímos de casa, de praxe já pensamos: sou livre e agora posso fazer o que eu quiser. Calma lá, é quase isso... mas, toda essa liberdade realmente vale a solidão que vem junto? Por isso muita gente que mora sozinha tem animais de estimação, eles ocupam nosso tempo, tiram nosso tédio e fazem um bem danado. Porém, a gente tem essa carência humana de alguém por perto, é inevitável não sentir falta de alguém ali com você.

7. Tudo depende extremamente de você.
Vou resumir essa bem rápido: as comprar não vem do mercado até você; dinheiro não aparece do nada, você tem que trabalhar; a cama não se arruma sozinha; a louça não se lava sozinha (como eu disse ali em cima: ela só se acumula); os bichinhos anti limpeza adoram bagunçar a casa; as roupas não se lavam sozinhas; o banheiro suja rápido... e tudo  isso só depende extremamente de você organizar. Vida boa, não?

8. Dinheiro foi feito para economizar nessa ocasião.
Se antes o seu salário do mês era todo gasto em livros, em tickets para o cinema ou naquelas baladinhas de fim de semana, aí vai meu aviso: vocês vão odiar essa parte. Pois bem, sou muito consumista com livros, se não comprar um no mês acabo surtando e me sentindo incompleta. Porém, eis que descobri que dinheiro não dá em árvore e acabei tendo que economizar muito mais do que eu já economizava (realça esse detalhe). É, vida de adulto não é fácil.

9. Delivery é bom de vez em quando.
Como comentei ali em cima: cozinhar para só uma pessoa é complicado. Ainda mais quando se compra algo que vai ser usado uma vez e acaba estragando por comprar demais ou até faltando por ter pego muito pouco. Ou seja, eis que existe a salvação: nosso queridinho delivery. E o bom é que sempre tem opções, principalmente em cidade grande, o cardápio é sempre variado. O que não dá é para pedir todo dia algo novo (money = indo embora / gordurinhas = acumulando).

10. O mais legal é poder decorar o lugar do seu jeito.
Morar sozinha é cheio de responsabilidade? É sim. Mas além da parte chata, tem toda aquela parte legal. Saímos quando queremos, ligar a luz não incomoda ninguém, colocar música num volume bom para você e aquela que você quiser também não vai deixar ninguém irritado, você pode dançar que ninguém dá bola e, por fim, decorar do seu jeitinho cada canto. Já chega de só decorar o próprio quarto né? Agora é a vez da sala com aquelas almofadas fofinhas e da cozinha com um montão de utensílio bonitinho. A casa é sua, a decoração é por sua conta.

16 comentários:

  1. Sempre quis morar sozinha, ter mais liberdade, e tal. Eu gosto sim de ficar sozinha, mas acho que quando se passa muito tempo só a gente acaba realmente ficando solitário. Mas morar só tem muitas vantagens, e é uma fase da vida da gente que uma hora ou outra iremos ter que passar, até porquê um dia teremos que sair para longe da mamãe e do papai né? rs Adorei o post, seu blog é um amor!

    http://doisjeitos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, é uma fase da qual uma hora ou outra vamos ter que passar. Morar sozinha é uma conquista, mas também uma responsabilidade. ♥

      Excluir
  2. Eu tenho vontade de morar sozinha. Acho que essa experiência deixa a gente mais maduro, porque ta na cara que não é um mar de rosas, que não é fácil. Mas acho que é uma experiência que vale muito a pena. Eu espero passar por ela em breve!

    www.itszabella.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiim! A gente cresce muito indo morar sozinha, parece que aquilo que pensamos que só iríamos aprender com um certo tempo chega numa enxurrada e apesar dos pesares, é incrível! ♥

      Excluir
  3. A parte do silêncio me deu arrepios. A realidade é que eu gosto de ficar só e não de me sentir só, é horrível. Imagino que quando eu for morar sozinha vai ser todo final de semana uma amiga diferente na minha casa hahah

    irianneveloso.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou medrosa, então vou contar um segredo... tenho um medinho do escuro! hahaha
      Outra parte boa essa não é? Poder convidar sempre alguém para bagunçar com você seu próprio cantinho ♥

      Excluir
  4. Adoreeei! Cara eu tenho um medo danado de ficar "sozinha". Sempre rola umas lagartixas no banheiro ou um silencio que faz voce reparar nos armarios estalando.. HAHAHAHAHAHA Ainda bem que fui sair da casa da minha mae pra casar.. meu marido me salva de quase todos os meus grilos - inclusive da cozinha =) Beeeeijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho pânico de aranhas, se um dia aparecer uma quando eu estiver morando sozinha acho que saio da casa e deixo ela lá, não tenho coragem para chegar nem perto! :o
      Que sorte a sua! hahahaha ♥

      Excluir
  5. A vida de adulta realmente não é facil, é necessário muita responsabilidade e planejamentos. Engraçado que tem coisas que surjem do nada quando você se percebe "adulto".
    Adorei o texto!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordando eternamente! Que bom que gostou Ana ♥

      Excluir
  6. Boa tarde,
    Como vai?
    É dificil né? Já fiquei um tempo sozinho em casa enquanto todos viajavam.
    Mas é um excelente aprendizado.
    eu gosto de cozinhar, não sou o mestre, mas to evoluindo kkkkk

    Beijos e se cuida
    www.rimasdopreto.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você por aqui! ♥
      Somos dois, adoro cozinhar! Tô aprendendo ainda, quando eu souber a receita do hamburguer de siri me dou por satisfeita! hahaha

      Excluir
  7. Gosto de cozinhar, mas cozinhar todo dia, toda hora, sempre que tenho fome cansa. Se eu morasse só, acho que passaria dias sem comer, só de preguiça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiiiim!
      Super me identifico, adoro cozinhar, mas cozinhar só para si é um saco! Dá uma preguiçinha!!!! ♥

      Excluir
  8. Quando li o título, já ia perguntar "MOÇA, VOCÊ MORA SOZINHA?" kkkk mas aí li e descobri que foi por um mês em SP.
    Ótimaaaaaas lições.
    E a louça gosta mesmo de se multiplicar kkk
    Acredita que não me imagino morando sozinha? Eu não consigo ficar nem um fds sozinha em casa, sempre chamo uma amiga quando minha mãe viaja ou algo assim. Sou medrosa (ao extremo) e carente. Como você disse, quando escutamos coisas "se não sou eu, que barulho é esse?" kkkkkkkk entro em desespero e não durmo nem me mexo, só fico em posição fetal sofrendo. Parece dramático, mas juro que é verídico.
    "Descobri que dinheiro não dá em árvore" foi ótimo kkkkkkkk
    O décimo item é a grande vantagem <3 *-*
    Adorei o post, muito bom quando você divide suas experiências com a gente!!
    Mil beijos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que susto é esse? hahahaha
      Awn, vou dividir mais experiências então! ♥

      Excluir

Seja mais do que bem-vindo!

Não esqueça de voltar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...