7 de março de 2016

Guest Post: Como reaproveitar objetos para decorar sua casa

Muita gente tem vontade de mudar o visual de pelo menos um cômodo da casa ou apartamento, porém esbarra num problema comum: falta de dinheiro. Quantas vezes você não quis trocar aquela pintura ressecada e desbotada, aquele sofá velho e furado ou mesmo a mesinha toda riscada e lascada e não fez por causa da grana curta? Com essas dicas, você não vai precisar mais esconder esses móveis dos amigos, nem tampouco evitar visitas na sua casa por vergonha. E o melhor, economizando no orçamento.
Como fazer?
A primeira coisa que você precisa fazer é verificar quais são os objetos que estão jogados num canto sem utilidade, ou foram guardados e esquecidos. Depois de uma olhada geral na residência e arredores, anote o que você tem à disposição e vamos começar!

Aqui o ponto é a criatividade. Saber enxergar quais as possibilidades que existem de transformar aquele objeto em algo novo. Para se ter uma ideia, caixotes de feiras (aqueles onde se colocam frutas) podem servir para várias coisas: estantes, racks, aparadores, bancos e até mesas. O negócio é saber combiná-los e organizá-los de modo semelhante a esses objetos. Depois é só pintar e acrescentar alguns detalhes (revestir com tecido, metal, PVC etc.).

Pendurar coisas nas paredes pode ser um jeito bem legal de destacar itens diferentes, trazendo um toque inovador. Pratos antigos e até partidos se enquadram nessa opção e dão bons adereços junto aos quadros. Malas de viagem podem se tornar mesas e poltronas. Dá para transformar portas em estantes. Há exemplos de lustres feitos com partes da ferragem de bicicletas ou até com chapéus. Às vezes, objetos totalmente diferentes podem ser usados para um mesmo fim, por mais incrível que pareça. Um exemplo prático é que tanto garrafas de vidro quanto prendedores de roupas podem se tornar vasos de flores. Dá para acreditar? Tudo depende da imaginação e criatividade.

Reciclagem de objetos
Outra maneira de se criar móveis novos e objeto de decoração, é utilizando a reciclagem de materiais abundantes e baratos do dia-a-dia. Sabe aquelas garrafas pets de refrigerantes e sucos prontos? Elas podem ser usadas para fazer um lindo assento. E aquele pneu velho acumulando água para a dengue? Que tal transformá-lo num pufe? Já aqueles pedaços de madeira encostados atrás das portas podem dar ótimas prateleiras. Viu só? As possibilidades são muitas!

Os cds estiveram no auge na década de 90, porém com a chegada das novas tecnologias eles perderam espaço. Por isso, começaram a ser descartados em lotes e não é difícil achar gente que ainda possua uma grande quantidade deles guardada. Mas você sabia que esses cds podem ser cortados e colados em pratos, dando um excelente item decorativo?

Se você mora em apartamento e não tem muitas coisas, a solução pode estar mais perto do que imagina. Em pregões ou lojas de quinquilharias é possível encontrar alguns desses materiais citados por preços relativamente mais baixos. O segredo é não usar exatamente para aquilo que foram feitos, e sim conforme sua imaginação manda.

As tintas usadas para colorir podem ser encontradas em lojas de materiais de construções ou até mesmo em papelarias. É bom também ter um kit de faixas, taxinhas, tecidos e outras coisas que podem ajudar a transformar aquele item velho em algo novo.

Estilos de decoração com objetos antigos
Outra coisa bacana de se fazer é coletar aqueles itens que remetem a épocas antigas e usá-los. Não digo só em criar um ambiente retrô, mas sim unir esses objetos antigos aos que fazem parte da época atual de modo que se complementem e deixem o visual o mais inovador e tradicional possível. Aliás, essa junção do novo e antigo tem todo um charme especial, não é mesmo? Se você conseguir miniaturas, quadros ou gravuras que retratem cenas dessas épocas, a mistura pode ficar ainda mais charmosa.

Sustentabilidade e meio ambiente
O melhor de se reciclar objetos como parte da decoração é o fator ambiental envolvido. Afinal, você está tirando material que poderia estar encalhado num lixão ou poluindo o meio ambiente, e dando um uso bem alegre, bonito e diferente para ele. Seu bolso e a natureza agradecem.

Depois de ler essas dicas, o negócio é pesquisar bem e avaliar todas as possibilidades de misturas e transformações que se pode fazer. Recomendo que veja mais imagens na internet ou em revistas especializadas, para ampliar suas possibilidades.

Com misturas divertidas, acredito que não só irá deixar a decoração da sua casa bem legal, como irá surpreender muitos amigos com o jeito inovador com que você usou coisas que quase ninguém mais dava valor. Imagina só a cara deles ao chegar na sua casa ou apartamento e dar de cara com uma bicicleta convertida em pia? Ou ao descobrir que a mesinha do café e o aquário na verdade são televisões antigas? Acho que até você se surpreenderia se visse algo assim, mas já foram feitas.

Post feito por: Matheus Bertoluci
Publique seu conteúdo no blog também, entre em contato aqui.

6 comentários:

  1. Esses potinhos de geléia e etc podem ser usados para praticamente tudo! Porta-treco, porta isso, porta aquilo, dá até pra por vela se você quiser, eu amo reaproveitar essas coisas, nunca jogo nada no lixo.. até porque nosso planeta tá do jeito que tá né? Amei as ideias <3

    irianneveloso.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiim! Eles são bem práticos e dá para inventar muito coisa!
      Pois é, reaproveitar ajuda nosso mundinho e é sempre bom!
      Que bom que gostou flor! ♥

      Excluir
  2. Obrigado!

    Espero sempre contribuir com conteúdo relevante e de qualidade.

    ResponderExcluir
  3. Gente, amei a estante feita de escada. Adoro essas coisas, mas sempre que eu resolvo fazer uma fica com aspecto amador. Não sei, talvez não combine com meu espaço. =/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também adorei a ideia, pena que aqui em casa também parece que não combina. Tenho só potinhos para guardar moedas escritos nomes de lugares onde quero visitar, tipo como se fosse a economia de um sonho! ♥

      Excluir

Seja mais do que bem-vindo!

Não esqueça de voltar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...