6 de abril de 2016

Guest Post: 5 livros baseados em fatos reais

Ler livros que foram baseados em fatos reais é uma experiência única. Tudo fica ainda mais emocionante porque você se imagina nas situações descritas, pois elas poderiam ter acontecido com qualquer um. O post de hoje traz para vocês 5 sugestões de livros de diferentes gêneros baseados em histórias reais. Vamos lá? 

1. Garota, Interrompida – Susanna Kaysen
O livro é narrado pela própria Susanna, que mostra a crueldade dos métodos de diagnóstico de doenças mentais na década de 60. Susanna ficou internada 2 anos no Hospital Psiquiátrico McLean, após ser diagnosticada com transtorno de personalidade limítrofe. Em 1999, a história virou filme, com Winona Ryder, Angelina Jolie e Brittany Murphy no elenco. 

Sinopse: Não saber o que se quer ser não é uma opção. Quando a realidade torna-se brutal demais para uma garota de 18 anos, ela é hospitalizada. O ano é 1967 e a vida é insuportável para muitas pessoas. Mesmo assim poucas são consideradas loucas e trancadas por se recusarem a seguir padrões e encarar a realidade. Susanna Kaysen foi uma delas. Sua lucidez e percepção do mundo à sua volta era algo que seus pais, amigos e professores não entendiam. E sua vida transformou-se ao colocar os pés pela primeira vez no Hospital Psiquiátrico McLean, onde Susanna precisou encontrar um novo foco, uma nova interpretação de mundo, um contato com ela mesma. Corpo e mente em processo de busca, trancada com outras garotas de sua idade. Garotas marcadas pela sociedade, excluídas, consideradas insanas, doentes e descartadas logo no início da vida adulta. Polly, Georgina, Daisy e Lisa. Estão todas ali. O que é a sanidade? Garotas interrompidas.

2. Para Sempre – Kim Carpenter 
A história do casal Kim e Krickitt ficou mundialmente famosa após Kim escrever um livro contando como um acidente mudou a vida dos dois para sempre. Rodeado por muito amor e drama, o livro também ganhou uma adaptação para o cinema em 2012, com Channing Tatum e Rachel McAdams no papel do casal. 

Sinopse: A vida que Kim e Krickitt Carpenter conheciam mudou completamente no dia 24 de novembro de 1993, dois meses após seu casamento, quando o carro deles foi atingido por uma caminhonete em alta velocidade. Um ferimento sério na cabeça deixou Krickitt em coma por várias semanas. Quando finalmente despertou, parte da sua memória estava comprometida e ela não conseguia se lembrar de seu marido. Ela não fazia a menor ideia de quem ele era. A Krickitt com quem Kim havia se casado morreu no acidente e naquele momento ele precisava reconquistar a mulher que amava. 

3. Feliz Ano Velho – Marcelo Rubens Paiva 
O livro é um relato autobiográfico de Marcelo Rubens Paiva, que sofreu um acidente aos 20 anos. Mesmo com um fato que muito encarariam como tragédia, o autor conta sua história com bom humor e descontração. O livro foi vencedor do Prêmio Jabuti e ganhou adaptações para teatro e cinema. 

Sinopse: Publicado em 1982, este livro é um relato verdadeiro do acidente que deixou Marcelo Ruben Paiva tetraplégico há poucos dias do Natal de 1979. Jovem paulista de classe média-alta, vida boa, muitas namoradas, ele vê sua vida se transformar num pesadelo em questão de segundos. Durante um passeio com um grupo de amigos, Marcelo resolve dar um mergulho no lago: meio metro de profundidade, uma vértebra quebrada. O corpo não responde. Começa ali a história de Feliz Ano Velho, que tem momentos de humor, ternura e erotismo, apesar do tema trágico. Marcelo se encarrega de colocar em palavras a relação de amor e respeito à mãe, o carinho das irmãs, a camaradagem e encorajamento dos amigos, as festas e as fantasias sexuais. O acidente no lago seria o segundo tranco na vida do garoto. O primeiro foi aos 11 anos, na ditadura militar: o 'desaparecimento' do pai, o ex-deputado federal Rubens Paiva. 
4. Elite da Tropa – Rodrigo Pimentel e André Batista 
Muitas pessoas não sabem, mas Tropa de Elite é originalmente um livro. Elite da Tropa foi escrito por dois ex-policiais, Rodrigo Pimentel e André Batista, que contam segredos obscuros do BOPE - Batalhão de Operações Policiais Especiais do Rio de Janeiro. O livro foi baseado em fatos reais, mas possui um cunho ficcional, pois fatos, pessoas e cenários foram modificados por segurança. A história foi publicada em 2006 e adaptada para o cinema em 2007. A continuação foi publicada junto com o lançamento do segundo filme, em 2010. 

Sinopse: Depois de cavalgar 100 quilômetros, sem arreio e sem descanso, mortos de fome e sede, eles têm licença para um descanso brevíssimo até que alguém anuncie que a comida está servida – sobre a lona, onde o grupo exaurido vai se debruçar para comer tudo o que conseguir, com as mãos, em dois minutos. 

Esta é apenas uma das etapas de treinamento da tropa de elite da polícia. Eles obedecem a regras estritas, às leis da guerrilha urbana. Na dúvida, mate. Não corra, não morra. Máquinas de guerra, eles foram treinados para ser a melhor tropa urbana do mundo, um grupo pequeno e fechado de homens atuando com força máxima e devastadora. Elite da Tropa é o primeiro livro, no Brasil, a mostrar este lado desconhecido do combate diário, nas grandes cidades: o ponto de vista do policial, seus hábitos, medos e desafios.

5. A Febre – Megan Abbott 
O livro foi baseado em um fato ocorrido em Nova York, em 2012: um surto misterioso no qual dezenas de meninas apresentaram os mesmos sintomas sem nenhuma explicação plausível, como convulsões, inquietação e desmaios. O fato despertou interesse em Megan Abbott, que escreveu uma história baseada nesse caso. 

Sinopse: Na Escola Secundária de Dryden, Deenie, Lise e Gabby formam um trio inseparável. Filha do professor de química e irmã de um popular jogador de hóquei da escola, Deenie irradia a vulnerabilidade de uma típica adolescente de 16 anos. Quando Lise sofre uma inexplicável e violenta convulsão no meio de uma aula, ninguém sabe como reagir. Os boatos começam a se espalhar na mesma velocidade que outras meninas passam a ter desmaios, convulsões e tiques nervosos, deixando os médicos intrigados e os pais apavorados. Os ataques seriam efeito colateral de uma vacina contra HPV? O pânico rapidamente se alastra pela escola e pela cidade, ameaçando a frágil sensação de segurança daquelas pessoas, que não conseguem compreender a causa da doença terrível e misteriosa. 

Esse post foi uma contribuição do Bondfaro para o blog Meia Hora em Paris.

4 comentários:

  1. Dessa lista, eu li apenas o livro Para Sempre, mas ainda não vi o filme. Recomendo o livro, pois a história é muito emocionante *-*
    Adorei o post!

    Beijos
    Inverno de 1996

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz um certo tempo que quero ler esse livro, sério! Sempre ouvi muito bem sobre ele, sobre o filme também! ♥

      Excluir
  2. Oi oi,

    amei o post! De vez enquanto, curto bastante ler livros baseados em fatos reais! Já li Garota, Interrompida e amei de paixão, é um dos meus favoritos. Também já li Para Sempre, e gostei, e conheço a história toda (graças as aulas de literatura) de Feliz Ano Velho... Sou louca para ler A Febre, acho incrível a questão de histeria em massa, existem um casos reais bem insanos! rs

    Beijos!
    Participe do sorteio do livro Minha Vez de Brilhar + Kit de Marcadores
    http://www.mademoisellelovesbooks.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comecei a ler Garota Interrompida e estou amando, o livro é lindo! ♥

      Excluir

Seja mais do que bem-vindo!

Não esqueça de voltar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...