3 de maio de 2016

10 livros para quem gosta de viagens

Ultimamente (na verdade, desde sempre) ando numa onda de querer viajar, um dos meus sonhos (assim como o de muita gente) é viajar por aí, conhecer o mundo... e quando descubro algum livro ou filme relacionado logo corro para conhecer. Admiro pessoas que fazem esse tipo de coisa e saem sem se preocupar com o depois, que vão em busca de seus sonhos, que buscam novas culturas, novos aprendizados e nutrem uma coragem imensa de ir em busca de uma liberdade totalmente diferente. Pensando nisso resolvi separar 10 dos livros que me inspiram a viajar ou que simplesmente me envolvam em suas viagens como se eu mesma estivesse dentro de suas páginas visitando cada lugar. 
1. Na Natureza Selvagem - John Krakauer
Já citei aqui o quanto sou apaixonada pelo filme que por si só já faz criar aquela vontadezinha básica de ser como o protagonista. Into The Wild, no título original, é a história biográfica de Christopher McCandless que aos  22 anos resolveu largar tudo o que tinha e se aventurar em meio à natureza que julgava ser sua liberdade. É uma história de tirar o fôlego, de aprender diversas lições e rever o que realmente é significante na vida. Sem dúvida, um título que deveria ser leitura obrigatória aos amantes de viagens.  

2. Mosquitolândia - David Arnold
David Arnold me encantou com uma coisa simples: seu jeito leve de tratar de coisas sérias. Em Mosquitôlandia temos a história de uma garota que não aceita o que acontece em sua casa, onde mora com o pai e a madrasta. É aí que ela resolve fugir e encontrar a mãe que mora a quilômetros de distância, sozinha ela se aventura entre as cidades para buscar uma nova maneira de ser feliz. No meio do caminho ela encontra diversos tipos de pessoas e situações onde pôde testar o tamanho da sua coragem e de sua força. O entremeio nos faz pensar que às vezes realmente precisamos jogar tudo para o ar e ir em busca do que nos faz feliz, assim como a protagonista. 

3. Pé Na Estrada - Jack Kerouac
Ou On The Road no título original também virou filme e é a história de Sal Paradise que vive em New Jersey, nos EUA com a tia e tenta inutilmente escrever um livro. É quando conhece Dean Moriarty, cinco anos mais novo, apaixonado por Jazz, literatura e com a ânsia de percorrer o mundo que os dois começam uma viagem pelos EUA. Um livro que mostra que viajar é muito mais do que conhecer o mundo, mas que também é se auto-conhecer. 

4. Cidades de Papel - John Green
John Green virou o queridinho da geração quando estreou com A Culpa é das Estrelas, que também é um livro que se encaixaria aqui pela temática forte que envolve sonhos e neles, o de Hazel de viajar para conhecer o seu autor favorito. Porém, não é dessa obra que vou falar e sim de Cidades de Papel, onde o protagonista conta sobre sua paixão secreta que é Margo. A garota é um mistério em pessoa e resolve que vai viajar por aí sem rumo e sem avisar ninguém, mas o garoto não deixa que ela suma novamente e vai atrás dela entrando numa onda de viagem com seus amigos que faz repensarmos no valor das amizades. De perto meu livro favorito do autor.

5. Por Lugares Incríveis - Jennifer Niven
Jennifer é outra autora que consegue tratar de assuntos sérios com uma leveza inexplicável, nessa obra ela trás a história de Theodore Finch e Violet Markey, ambos com seus problemas particulares que o levam a uma decisão em comum: tentar o suicídio. E é ali que eles se encontram, na torre do colégio prestes a se jogarem, porém acabam se salvando do que seria uma tragédia. O negócio de viagem aqui é quando Theo convida Violet para ser sua dupla num trabalho de geografia onde teriam que visitar os pontos mais famosos de Indiana, enquanto eles viajam nós leitores viajamos juntos e encontramos os pequenos significados escondidos nas entrelinhas dos locais e aos poucos, também nos apaixonamos pelo romance delicado que começa a aparecer. É um livro com muitas lições.
6. Preciso Rodar o Mundo - Michelli Provensi
Michelli é uma garota que dá vontade de conhecer melhor depois da leitura desse livro. Preciso Rodar o Mundo é um relato biográfico nada chato sobre suas aventuras no mundo da moda. A garota virou modelo logo cedo e resolveu que daria uma ótima história contar os bastidores da profissão. Com muito bom humor ela conta sobre as mancadas que ela deu, os horrores que passou e as boas experiências da profissão, uma delas, é claro: é o fato poder conhecer o mundo fazendo o que ela bem sabe e ama fazer, mas que nem por isso é mil maravilhas.

7. Diários de Motocicleta - Che Guevara
Assim como Na Natureza Selvagem conheci o livro através do filme, outra leitura quase obrigatória para o pessoal viajante. Che Guevara nessa narrativa nos inspira a ser pulso firme e ir em busca do que sonhamos, não importa quais sejam as circunstâncias. Outra história de tirar o fôlego e de aprender lições para uma vida toda. Um relato totalmente inspirador sobre dois homens que se aventuram pela América em cima da sua velha motocicleta dispostos a enfrentar todos os obstáculos que vierem sem desistir.

8. As Aventuras de Pi - Yann Martel
Chegou a hora de colocar um pouco mais de ficção por aqui, Yann Martel cria um universo onde somos capazes de acreditar no inacreditável. Piscine é um garoto que acredita em 3 religiões e se vê obrigado a encarar o oceano junto ao zoológico da família para mudar-se de país. É quando o navio naufraga e apenas ele e mais 4 companheiros sobrevivem: um orangotango, uma zebra, uma hiena e um tigre de bengala chamado Richard Parker que começa o inacreditável. Numa luta por sobrevivência acabam restando apenas os mais fortes, Pi e Richard Parker que devorou metade da tripulação. Em meio ao oceano, com a comida contada, num pequeno bote, dividindo tudo isso com um animal carnívoro e ainda por cima selvagem, Pi deve encontrar uma maneira de conviver com tudo isso para sobreviver. E é nessa aventura inteira que aprendemos que as dificuldades nos fazem mais fortes junto a mais milhões de lições nas diversas entrelinhas. Um filme que realmente mereceu todos os prêmios do Oscar que venceu.

9. O Pequeno Príncipe - Antonie Sanit-Exupéry
Como falar de viagens e não citar o maior viajante dos últimos tempos? Sim, falo do nosso pequenino príncipe. A história é contada pelo próprio autor, que diz que em uma de suas viagens teve de pousar do deserto em uma emergência e acabou tendo que ficar por lá até consertar seu avião. Nesse meio tempo lhe apareceu um garoto loiro pedindo-lhe que desenhasse um carneiro e dizia vir de muito longe. O garoto viajante é o Pequeno Príncipe que conta suas viagens da forma mais leve que se pode alguém contar. Apesar de ser um livro infantil nos trás milhões de lições das quais não nos desapegaremos nunca, um livro que com certeza marca presença nos favoritos de muita gente. 

10. Um Dia - David Nicholls
O livro foi adaptado ao cinema, mas vai por mim, a leitura é muito mais contagiante. Conta a história de Dexter e Emma, duas pessoas que se encontram no último ano da faculdade e discutem sobre o futuro e o que esperam dele.  Ambos gostam da presença um do outro e não conseguem tirar o dia em que trocaram experiências da cabeça, nutrem uma amizade forte e continuam a se comunicar. Uma das questões mais tocantes do livro é a pergunta que se fazem: "O que você estará fazendo daqui a 20 anos?". Um dia por ano, no dia em que se conheceram, o livro narra como anda a vida dos dois e é realmente uma lição escondida em cada página. Um livro que trata sobre viagens sim, pois Dexter quer viajar o mundo, pois mostra cenários espetaculares na vida de Emma também, mas principalmente por se tratar do tempo. E qual a viajem mais interessante, se não a do tempo? 

10 comentários:

  1. Gabi quanto livro bacana.
    Meus preferidos são Um Dia e Por Lugares Incríveis ♥
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cami!! Dois livros que são um amorzinho só! ♥

      Excluir
  2. Que legaaaaal! Sempre quando voce posta sobre livros eu venho correndo ler! =) Eu ja li a maioria, mas esse "preciso mudar o mundo" me chamou atencao. Manda mais dicas de livros hahaha. Ahhh, to te seguindo no Instagram. Voce ta no snap tambem? Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beeca, awn! ♥
      A Michi, autora do livro, consegue te prender de forma bem humorada, apesar de muita coisa ser mais pesada no livro. É uma ótima leitura!
      Mando sim! hahaha
      Estou seguindo de volta já, que fotos mais lindas da Austrália! Tô babando! Estou no snap sim: gabrielleroveda ♥

      Excluir
  3. Já li 5 desses livros, Na Natureza Selvagem é um dos melhores que eu já li, o filme é muito bom também. Gosto muito de livros nessa temática.
    http://souadultaagora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amo muito Na Natureza Selvagem, o livro, o filme, o elenco! Tudo <3

      Excluir
  4. Li alguns,outros acabei de conhecer e já gostei.Quero ler o Por lugares incríveis,mas quem disse que consigo comprar?! kkkk Vou ver se acho em pdf e leio de vez :D
    Adorei as indicações,beijos ^.^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É lindo, vale muito a pena! Tem um post onde achei liberado o pdf dele e compartilhei por aqui, se quiser segue o link: http://www.meiahoraemparis.com.br/2015/12/20-livros-completos-disponiveis-em-pdf.html

      Excluir
  5. Oi oi,

    eu amei o post, justamente porque amo viajar! Nunca li nenhum dos livros citados, mas fiquei bem curiosa para ler a maioria!

    Beijos!
    Participe do sorteio do livro Supernova: O Encantador de Flechas + Kit de mimos
    http://www.mademoisellelovesbooks.com/

    ResponderExcluir

Seja mais do que bem-vindo!

Não esqueça de voltar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...