21 de julho de 2016

10 frases que só leitores entendem


1. "Vou adicionar na minha lista de livros que quero ler."
Essa é típica, principalmente quando vamos conferir os lançamentos das editoras e vem aquela enxurrada de livros incríveis, com sinopses que nos chamam atenção e capas extraordinárias que pedem para fazer parte da estante. É impossível conferir os lançamentos do mês e não adicionar um sequer na listinha infinita de "Quero ler".

2. "Só mais um capítulo e eu juro que vou dormir."
Se algum leitor nunca passou por isso que atire o primeiro livro (não, não atirem livros, cuidem deles u_u). Essa acho que é a minha frase de vida como leitora, quando começo um capítulo tenho mania de querer terminar e, principalmente à noite, parece que o livro fica mais interessante e nos prende nas páginas iniciando cada vez mais capítulos. Prometemos a nós mesmos que ao final daquele fecharemos o livro, porém não é o que acontece. Malditos duendes que roubam a nossa vontade de dormir e colocam drogas viciantes para os olhos nas páginas dos livros, malditos! 

3. " Sério, tem um livro que você vai adorar..."
Aos amigos de leitores lhes peço uma só coisa: paciência. Duvido o leitor que não ache uma brecha para indicar aquele bom livro que tem tudo a ver com o assunto que se está sendo conversado. "Ai ontem eu abri meu roupeiro e com a bagunça que estava me imaginei num outro mundo",  "Sério? Tem um livro que você vai adorar e fala justamente de um roupeiro que leva para outro mundo..."(ó a menção à Nárnia aí).

4. "É claro que eu lembro disso, eu estava lendo aquele livro. Foi em Janeiro, não?"
Quer melhor calendário que os livros que a gente lê? Não tem, é impossível. Datas importantes são marcadas pelas leituras do momento: "No casamento da minha prima eu estava lendo Questões do Coração", "No dia da apresentação do meu irmão na escola eu terminei de ler O Lado Bom da Vida", "No aniversário de namoro comecei a série A Seleção" e por aí vai. Melhores lembretes de datas, anota aí. 

5. "Só depois que eu ler o livro."
E quando aquele convite básico para assistir um filme, seja no cinema ou no Netflix, surge e você se nega porque justamente o filme escolhido é aquela maldita adaptação do livro que você quer ler ou está lendo? Ah, nos poupem de ter que recusar com aquela frase básica "Só depois que eu ler o livro" e escolham logo um filme que não interfira nos nossos "relacionamentos" com a literatura. Certo migos?

6. "Me apaixonei pelo personagem, e agora?"
E eu que pensei que amor a primeira vista não existia descobri que amor à primeira lida é tão mais real que minha imaginação não soube aderir ainda. Escritores, parem! Por favor, parem de criar personagens lindamente apaixonantes e nos iludir num amor platônico impossível! Ou, simplesmente, achem um jeito de os trazerem para a realidade, certo? Se não "cortem-lhes a cabeça!!!!!". 

7. "Espera, deixa eu ver o que tem de novo na livraria."
Quem tem amigos leitores tem que ter muita paciência. Estão vocês no shopping tomando sorvete e passeando amigavelmente discutindo sobre qualquer assunto. Eis que o brilho no olhar da amiga leitora surge e você olha para o lado e vê o que para ela é o paraíso: a livraria. Um puxão pelo braço e quando você percebe já está lá dentro ajudando ela a escolher um título novo para a estante interminável de livros dela. É, fazer o quê! Amigos de leitores se não se acostumaram, se acostumem! 

8. "Não tenho nenhum livro para ler!"
A frase monstro de toda mulher seria mais ou menos assim: "não tenho nada para vestir". A dos leitores segue o mesmo padrão, exceto pelo fato de que se pudéssemos com certeza vestiríamos livros. E fica aquele pensamento pairando no ar: "Não tenho nada para ler", mesmo com uma estante lotada de livros não lidos. Vai entender essa gente de outro mundo, né?

9. "Hum, quantos livros eu já li esse ano mesmo?"
Essa é típica, leitor que é leitor sabe lidar com números. Sim, números de contabilidade: contabilizar os livros lidos, ué! Sem contar quando colocamos aquelas metas de início de ano "vou ler tantos livros" e não é que esse tipo de meta a gente se vira em quinze e cumpre? Pois é.

10. "Acabou o livro e agora o que eu faço da vida? Quem eu sou?"
E quando acaba aquele livro lindo/maravilhoso/especial/tudo de bom que você adiou tanto o fim que se envolveu e esqueceu da própria existência? Agora a realidade bate na porta e você não sabe como agir porque passou a achar que seu mundo era dentro do mundo daquele livro, o que fazer? Como agir diante da pergunta que ronda seu cérebro logo depois de finalizar aquela leitura espetacular? Hoje, no Globo Repórter. Brincadeiras à parte, mas fala sério tem livros que te tiram tão do chão que você não sabe mais o caminho de volta. 

6 comentários:

  1. hahahah Me identifiquei com todaaaas! É bem assim mesmo! Amei o post,ficou bem divertido!

    www.evelynsouza.com

    ResponderExcluir
  2. kkkk acho que eu já disse quase todas essas frases,acho que a que eu mais falo no meu dia a dia é ''vou adicionar para minha lista de livros que quero ler'' as vezes eu acho que ela já está completa mas depois já acho mais um monte de livros que quero ler,minha lista já está quase um caderno inteiro.
    blogaventurasdiarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem assim, comigo é impossível não ficar procurando novos títulos para ler! ♥

      Excluir
  3. Oiti Gabi. Eu tava de férias, mas voltei (finalmente). Senti falta da blogosfera hahahaha. E OBVIO que vim aqui colocar minha leitura em dia. By the way.. durante minhas férias eu vi que vc colaborou com o Superela. Então, meus super parabéns. Só a gente sabe o quão difícil é emplacar nossos devaneios em um mundo fraco de conteúdo. Fiquei muito feliz por você. Continue a escrever sempre. PS: eu sou a rainha do "só mais um capitulo". HAHAHAHA Beeeeeeijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beca, que saudade! Vi seus snaps direto e que vontade dá de te conhecer! hahahaha Muito obrigada, fiquei muito feliz de entrar pro Superela, é uma realização. ♥

      Excluir

Seja mais do que bem-vindo!

Não esqueça de voltar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...