29 de julho de 2016

Papo Sério: Seja grato

Desde muito cedo aprendi a agradecer e a partir de então nunca resolvi tirar isso da minha rotina. É quase como escovar os dentes ou almoçar, meio que faz parte dos meus dias. Aprendi a não pedir mais do que agradecer e ao invés de implorar aos céus por algo, decidi que era mil vezes melhor agir ao ficar parada esperando por um milagre. E confesso que aprendi essa forma meio "madura" de enxergar a vida muito cedo, quase nunca fui de pedir sem fazer esforço para conseguir algo. Acho que sempre prezei muito pelo orgulho de finalizar algo que eu podia dizer que corri atrás para conseguir e não que ganhei de mãos beijadas e ao final poder agradecer pela força de ter chegado aonde cheguei. 

Por isso eu levo a gratidão como um mantra, como a palavra do dia, do ano, da vida. Quando somos gratos pelo que temos acabamos enxergando o valor de tudo isso que já possuímos. Já ouvi muitos casos de pessoas que perderam algo ou alguém e só se deram conta de que aquilo ou aquela pessoa realmente importava depois que já não fazia mais parte dos seus dias. A gratidão diminui essas decepções pois nos ensina aos poucos a valorizar aquilo que já temos sem exigir algo a mais a todo momento. 

Então seja grato sempre e em qualquer circunstância. Mesmo em meio ao caos há algo positivo, há algo que valha a pena agradecer. Seja grato pelo bom do dia e pelo mal que te fez amadurecer mais um pouco. A vida não é o amanhã ou o ontem, é o hoje. A vida é no pouco que vamos vivenciando, é em cada minuto que construímos a nossa história. Por isso seja grato pelos pequenos momentos que formam quem você é, sejam eles bons ou ruins. 

Gratidão é uma forma de enxergar o lado bom das coisas, da vida, do mundo. Pois quando passamos a agradecer, mesmo que pelo pouco que houve de bom no dia, enxergamos além daquilo que pode ter ocorrido de ruim. É quase como se livrar de pesos e nos tornar mais leves. As vezes são essas pequenas coisas ruins que nos causam grandes acumulos porque acabamos deixando que se tornem cada vez maiores apenas por enxergar seu lado não tão bom. Seja grato abrindo a mente para o que convém sem deixar que mesquinharias estraguem mais do que apenas um dia. 

Seja grato pelo simples que te envolve como uma coberta nas noites de frio, pelo céu que resolveu te dar um presente em forma de pôr-do-sol e até pela chuva que por mais que te atrapalhe durante o dia, trás a sensação de calmaria durante a noite. Seja grato pelo que tem e verá que o que acha ser pouco, na verdade, é muito mais do que você pode enxergar. 

4 comentários:

  1. Gratidão é uma palavra que tem aparecido muito, mas fico me perguntando se toda essa gente tem realmente levado isso a sério.
    Em um mundo de "eu não tenho", ou "preciso disso", ficou fácil de esquecer de se alegrar pelo tanto que possui.
    Ótima reflexão Gabi. ♥

    ResponderExcluir
  2. Amei esse texto, por mais que eu leia seus textos eles sempre continuam a me surpreender,sempre tem algo novo ou diferente dos outros.
    http://blogaventurasdiarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Seja mais do que bem-vindo!

Não esqueça de voltar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...