3 de agosto de 2016

10 formas de parar de procastinar

Resolvi fazer essa lista porque sei que, assim como eu, muitas de vocês não conseguem largar o bichinho de estimação da procastinação. Sério, não é só com vocês que acontece isso não, comigo é diariamente. Digamos que estou numa luta constante contra isso e busco milhares de maneiras de mudar a síndrome do "deixa para depois" ou "deixa para amanhã". Já tentei muita coisa e deu certo, mas nós, vulgo procastinadores, acabamos também deixando de lado até as soluções que encontramos. Então, vamos entrar juntos nessa luta contra esse bichinho chato? Separei 10 das maneiras que encontrei para colocarmos em prática e deixar para amanhã somente a procastinação. 

1. Crie listas ou tabelas para se organizar.
Primordial, principal e acho que é a forma que mais dá certo (pelo menos para mim). Criar listas ou tabelas com os objetivos que temos ajuda e muito. Sabe quando iniciamos o ano e colocamos todas aquelas metas no papel? Nos ajuda a ir em frente e tentar cumprir todas, mas com o tempo vamos deixando de lado. Eu costumo criar listas com metas que eu consiga cumprir para cada coisa que eu costumo procastinar. Por exemplo, para a galerinha que quer comer saudável, emagrecer ou até mesmo engordar dá para criar uma lista com os alimentos que se quer ingerir no dia ou na semana, com os dias que vai fazer algum exercício físico e por aí vai. Com o cumprimento das coisas da lista é só ir riscando e no fim do dia, da semana ou até do mês você vai acompanhando aquilo que cumpriu e o que deixou de fazer. Ajuda muito.

2. Estabeleça horários.
Além das listas também é legal estabelecer horários para tais coisas. Digamos que você estuda, trabalha e quando chega em casa só o que quer é assistir aquele filme legal no netflix e cair na cama, porém você tem que entregar pelo menos 3 trabalhos na semana que vem e não começou nenhum ainda. Chega a hora que as listas são super úteis e que estabelecer horários para cumprir com os itens dela são mais ainda. Nesse exemplo o legal seria estabelecer na lista uma meia hora para se dedicar aos trabalhos antes de assistir o filme, não deixando de relaxar com algo que lhe dá prazer, mas também poder dormir com a cabeça mais tranquila ao ter se dedicado a algo que não vai dar uma dor de cabeça por ser deixado para a última hora. No fim, você pode fazer os dois e ainda dormir tranquila.

3. Desafie-se e use a motivação.
Motivação é tudo, já ouvi isso milhares de vezes. Quando vou fazer algum exercício na academia sempre me motivo a alcançar aquilo que ainda não alcancei. Por exemplo, se ontem fiz 1 km em 20min, hoje vou tentar pular para 1,5km em 20min e me motivar cada vez mais com aqueles desafios básicos que a gente mesmo se propõe sem que ninguém saiba. É legal brincar com sua motivação dessa forma, mas de forma moderada, e te ajuda a alcançar aquele objetivo que você meio que desviou da sua cabeça.

4. Peça ajuda para um alguém.
Dizem que quando fazemos algo com alguém parece que tudo flui melhor, e eu não discordo nada dessa opinião. As pessoas são essenciais nas nossas vidas, sejam elas para cobrar aquilo que você está toda hora deixando para amanhã ou simplesmente para passar pelos mesmos objetivos que você motivando um o outro. Já vi muita gente que entra em uma dieta, por exemplo, e chama aquela amiga que também quer fazer dieta e começam juntas estabelecendo metas e se cobrando ao mesmo tempo. Já outras pessoas dizem trabalhar melhor sob pressão (meu caso) e pedem para os pais, namorado, irmãos, amigos para puxarem a orelha e cobrarem. Esse modo parece que a pessoa se importa com o que você anda procastinando e aí seu psicológico parece pensar: se eu não fizer, vou ser xingado, então vou fazer. Funciona bem!

5. Recompense você mesmo.
Quem não gosta de receber elogios ou presentes por algo bom que fez ou mesmo por não fazer nada? Então porque não se recompensar dessa forma ao final daquilo que pretende cumprir? Pois é, é uma forma bem legal de querer cumprir logo com o objetivo. Eu costumo fazer bastante isso, esse ano mesmo quis parar de ser consumista com livros porque minha estante estava ficando cheia de livros não lidos e minha frequencia de leitura só diminuia. Estabeleci a meta de só quando eu lesse 10 livros poderia comprar mais alguns que eu quisesse, e fala sério, as livrarias, os lançamentos e todo o resto me deixavam muito na tentação. Mas como minha recompensa seria comprar os livros que eu queria muito e todos de uma vez eu esperei terminar minhas leituras e só aí me deliciei comprando os livros que queria. Deu muito certo, ano passado devo ter comprado mais de 30 livros, esse ano não passa dos 10.

6. Proponha metas possíveis e que lhe causem orgulho.
As metas são essenciais, mas elas precisam ser possíveis. Costumo ir aos poucos, uma vez coloquei uma meta na minha vida de que até os 18 anos queria ter meu primeiro livro publicado, porém estou com 19 e não publiquei ainda. Não porque não sou capaz, mas porque com a cabeça de agora entendo que preciso estar mais madura em relação ao que quero fazer para que flua como eu espero. Com 18 anos eu poderia ter publicado, até porque fiz parte de um livro coletivo quando tinha 18 anos que vai ser publicado provavelmente ainda esse ano. Porém, sei que minha maturidade na escrita vai aumentando aos poucos e que não preciso ser afobada e querer uma meta que não depende só de mim, preciso colocar metas mais possíveis e ir aos poucos. Talvez como escrever um capítulo por dia, revisar 5 capítulos a cada fim de semana, algo que chegue ao fim e esteja bom o suficiente para receber críticas e tentar o que é a minha meta final, porém sem afobações e que me causem orgulho.

7. Ache um jeito de punir a si quando não fizer algo de acordo.
Outra coisa que costumo muito fazer é me auto punir e funciona muito bem. Digamos que se não faço tal coisa, fico sem tal coisa e não há discussão. É a mesma história daquilo de se recompensar, se fiz algo certo, me presenteio. Já se fiz algo errado ou não cumpri com o que eu queria, tiro algo do qual gosto muito. Esses dias atrás me privei até da dança que é algo que gosto muito porque vinha fazendo coisas erradas que equivaliam as minhas metas, só quando voltei a levar a sério e parar de procastinar é que me permiti voltar a dançar. A consequência foi que minha evolução na dança estacou e que voltar me fez recomeçar tudo de novo e entendi que se eu fizer errado de novo, vou tirar a dança outra vez e me prejudicar mais ainda. É uma boa forma de ser firme consigo mesmo.

8. Evite as distrações, mas relaxe quando necessário.
Essas são as piores coisas para quem quer fazer algo, mas sofre com o bichinho da procastinação: as distrações. O negócio é evitar e cá entre nós, sei muito bem como é difícil evitar. Você precisa fazer aquele trabalho para a faculdade, mas o facebook tá cheio de notificação, os grupos do whatsapp não param de conversar coisas legais, surge aquele filme legal na tv ou até a mosca que voa por ali é mais interessante. O bom é evitar essas distrações bobas que nos tiram a concentração naquilo que é essencial, porém entre um tempo e outro é bom relaxar; Digamos que você já se dedicou uma meia hora nesse mesmo trabalho, levante, estique o corpo, se alongue um pouco, vá fazer um chá ou um café e volte com a cabeça mais leve e concentre-se novamente. Pausas são essenciais, desde que não virem distrações maiores ou constantes.

9. Pensou em fazer, faça agora.
Uma coisa que sofro muito com a procastinação é isso de pensar e deixar para mais tarde porque talvez as condições vão ser melhores. ERRADO! Super errado. Pensou, faça agora, não importa as circunstâncias. E se caso não der, anote, coloque no despertador para fazer no primeiro momento que for possível. Mas, pelo amor de Deus, não deixe para muito mais tarde do que o primeiro momento que vai ser possível. As vezes temos uma ideia que não pode esperar, então é bom não deixar escapar e colocar em prática logo. Certo?

10. Inspire-se com o mesmo que pretende.
Inspirações soam quase como as motivações próprias que escrevi ali em cima. Busque casos de sucesso que sejam parecidos com os que você anda se motivando a fazer. Digamos que quer emagrecer, busque casos de sucesso ou acompanhe o desenvolvimento de alguém que está nas mesmas condições que você. Há muito disso na internet, muita gente trabalha nisso justamente para inspirar outros. Não só no fato de emagrecer, mas com muitos outros casos, muitas outras metas. E ajuda muito a fazer nossa cabeça seguir com aquilo que realmente queremos.


18 comentários:

  1. Eu tenho mania de listas, agenda, notas adesivas, planners, alarmes no celular... rsrs mas confesso que mesmo assim atropelo algumas coisas.
    Esse lance de criar recompensa e punição funciona comigo também. E eu sou muito exigente então quando o assunto é me colocar de castigo, eu me coloco mesmo e cumpro! Já fiquei dias sem acessar a internet como castigo rsrs
    Obrigada pelas suas dicas, são muito úteis mesmo!
    Beijos!
    Tamara

    Blog Tamaravilhosamente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho essas manias demais e tbm saio fora da linha! Oh God! hahaha
      As vezes temos que ser firmes com nós mesmas pra fazer algo dar certo né?
      Que bom que foram úteis! ♥

      Excluir
  2. Nossa, dicas ótimaaaas! É muito bom ser organizada, em todas as áreas de nossas vidas!

    www.evelynsouza.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba, que bom que gostou! Muito bom, o problema é conseguir ser, né? hahaha ♥

      Excluir
  3. Procrastinação é um problema em minha vida, mas até que venho melhorando de um tempo pra cá.
    Ótimo post! Você escreve muito bem.
    www.itsbry.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um problema nas nossas vidas* hahaha
      Aos poucos a gente melhora, o que é muito bom!
      Obrigada, de coração! ♥

      Excluir
  4. Oi, Gabi. Tudo bem?

    Adorei o texto, eu sou uma procrastinadora nata, sério. Por conta disso e de minha inevitável tendência ao tédio acabo criando novos projetos sempre e não me dedicando verdadeiramente a nenhum deles.
    Isso de fazer listas me ajuda sempre, gosto de fazer uma por dia e com as categorias separadinhas: casa, faculdade, blog, episódios de séries ou capítulos de livros e etc. Sempre que vou cumprindo faço um risquinho e a sensação de fazer esse risquinho é a melhor, AHAHAHAHHA.
    Mesmo que quase sempre eu não consiga cumprir todas me ajuda bastante.

    A dica dos horários também é ótima, sempre tento mas como faço muita coisa ao mesmo tempo acabo fazendo o que é urgentíssimo e fico sempre atrasada em algo mais.
    Não funciono muito bem com o método sob pressão mas sempre me esforço mais quando me permito as recompensas :D
    Ótimo post, força pra gente! AHAHAHAH

    Um beijo!
    Crônica sem Eira
    Participe do Sorteio de 2 anos do Blog Livros: Hoje, Ontem e Sempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adri, me identifico muito com essa de criar muitos projetos e acabar não se dedicando verdadeiramente a nenhum deles. As listas me ajudam um montão!
      Bom que gostou flor, muita força para nós! ♥

      Excluir
  5. Hey, boa tarde, como você está?
    Amei as dicas,estou começando a fazer listas com pequenas coisas para eu fazer e quando consigo cumprir como um chocolatinho, vou seguir as suas outras dicas também .Sucesso <3
    depoisdamoderacao.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rebeka, estou ótima e você?
      Oba, isso mesmo! Vamos firme nessa luta! ♥

      Excluir
  6. Muito bom o post, eu estou usando o BEDA para exercitar a minha disciplina!

    ✦ ✧ http://bruna-morgan.blogspot.com ✧ ✦

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, obrigada! ♥
      Somos duas então. hahahaha

      Excluir
  7. Preciso urgentemente seguir todas essas dicas, inclusive seu post está entre os meus favoritos desta primeira semana do BEDA <3

    http://amorticinio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awn, sério? In love ♥
      Obrigada e fico feliz que tenha gostado!

      Excluir
  8. Eu estou encantada pelos seus textos .. São ótimos! Parabéns <3
    http://escolidivas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Só acho que todo mundo tinha que dar uma lida nesse post! Eu sou uma procrastinadora nível profissional e não está fácil deixar esse cargo hsuahsuahs as vezes eu fico enrolando tanto, que tenho vontade de pedir para alguém me dar um soco no meio da minha cara e mandar eu tomar vergonha, mas ok, aos poucos estou dando o meu jeito de afastar esse bichinhos maldito de perto de mim.
    Adorei de mais as dicas, vou tentar alguma, quem sabe tiro isso de karma de vez da minha vida, porque não está fácil não shauhsauhsa


    http://catscantwrite.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esperamos conseguir tirar esse karma de nossas vidas! Fico feliz em ajudar! <3

      Excluir

Seja mais do que bem-vindo!

Não esqueça de voltar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...